segunda-feira, 7 de junho de 2010

Temperatura de oceano influenciou maior seca da Amazônia, diz estudo


MANAUS - O aquecimento anormal das águas do Oceano Atlântico influenciou, em 2005, uma das maiores secas que já atingiu a Amazônia em todos os tempos, segundo pesquisa da coordenada por Luiz Antônio Cândido, especialista em meteorologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

O "Estudo do potencial de previsibilidade climática para a Amazônia: influência da forçante oceânica e continental" avaliou de que forma o Atlântico e o Pacífico interferem no clima da floresta. E pretende, a partir disso, ter elementos que possibilitem prever novas influências ao clima antes que elas ocorram. A pesquisa foi realizada em 2004.

A hipótese de que a seca foi causada por um aquecimento anormal na parte equatorial do oceano Atlântico, mais próxima da Amazônia, foi confirmada na pesquisa. "Houve aquecimento anômalo no mar. A temperatura influencia a ocorrência de chuvas na região e, de um ano para outro, a quantidade de águas de chuva pode mudar", diz Cândido.

Segundo o estudo, condições anormais da temperatura no mar ocorriam pelo menos desde 2003. A partir do registro em tempo real das condições climáticas na região, os pesquisadores pretendem continuar a análise de dados para identificar padrões de comportamento na relação entre a temperatura dos oceanos e sua influência na Amazônia.

A pesquisa foi desenvolvida com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). (AL)
Fonte: Globo Amazônia

Um comentário:

  1. Olá, pessoal,tudo bem?
    Primeiro, parabéns pelo trabalho. Não conhecia. Na verdade, achei que meu blog fosse um dos únicos com caráter ambiental da Bahia. Só conheço mais um.
    Mas então, gostaria de propor uma parceira entre nossos blogs.
    Meu banner está aqui: http://essetalmeioambiente.com/?page_id=531

    Me confirme que também adiciono o seu lá.


    Para receber nossas atualizações diretamente no seu e-mail, assine: http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=EEsseTalMeioAmbiente&loc=pt_BR

    Um abraço, e mantemos contato.

    ResponderExcluir